Subscribe:

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

REGIÃO: SENADORES E DEPUTADA FEDERAL NÃO RESPONDERAM E-MAIL ENVIADO POR ALUNO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFESBA EM GANDU

A criação da UFESBA no ano de 2013 trouxe a possibilidade de mais pessoas acessarem o ensino superior. Com CAMPUS em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, a população da microrregião de Gandu, continuaria a sofrer com o déficit da educação superior, o que obriga aos alunos a continuarem se deslocando para cidades distantes atrás do sonhe de concluir o nível superior.

A Universidade Federal do Sul da Bahia, despertou o interesse de alunos das cidades da microrregião a formarem um grupo Pró-Ufesba, que iria solicitar a criação de um CAMPUS em Gandu. Isso porque os alunos não entendiam o porquê de se concentrar mais uma Universidade em uma cidade que já é atendida por outras e com uma oferta variada de cursos. É o caso de Itabuna, onde já há uma grande e variada oferta de cursos oferecidos pela UESC, FTC e UNIME, entre outras.

Enquanto sobra oferta em Itabuna, falta em Gandu e região. Não há uma única Universidade ou Faculdade na cidade que é o polo de uma microrregião que abriga aproximadamente 200 a 250 mil habitantes. A instalação de um CAMPUS Universitário na cidade se justifica pelo número de pessoas que poderiam ser beneficiadas.

Um dos integrantes do grupo Pró-Ufesba enviou e-mails para os Senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, bem como para a Deputada Federal Alice Portugal, no dia 08 de Maio de 2013, solicitando ajuda através de indicações que pudessem ser feitas por eles, representantes do povo baiano no congresso. Até a presente data não houve resposta de nenhum deles. A abstenção dos políticos trás a mensagem de que não estão interessados em pelo menos tentar ajudar aos alunos da microrregião.

O que pode se tornar engraçado é que esses mesmos políticos que foram votados nas cidades de Gandu, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Itamari, Nova Ibiá, Presidente Tancredo Neves, Piraí do Norte e Apuarema, poderão voltar a querer votos nas próximas eleições, sem empregar o mínimo esforço em prol do avanço da educação superior na microrregião.

O que trás alento e mantém o sonho vivo, é a notícia de que o Deputado Federal Geraldo Simões apresentou projeto ao Ministério da Educação, para a criação do CAMPUS na cidade de Gandu. A concretização desse projeto iria corrigir um déficit social com a região e abriria um grande precedente para a educação e consequentemente para o desenvolvimento da microrregião.


Produção: Arautos de Teolândia

0 comentários:

Postar um comentário