Subscribe:

domingo, 5 de fevereiro de 2012

FILOSOFANDO: ANUNCIAR O EVANGELHO, CURAR E LIBERTAR: MISSÃO DO CRISTÃO

Que é certo que o Evangelho exige de nós conversão, transformação e coerência de vida, bem o sabemos. Contudo, estamos vivenciando este final de semana a anamnese deste árduo anúncio [...] Jesus Cristo quando nos chamou, nunca afirmou que a missão seria fácil. Porém, sempre fora enfático: “o reino é difícil, mas é um dever do cristão torná-lo concreto aos povos. Com essas incertezas, mas também com esperanças, como pediu o Vaticano II, somos convocados a renovar nossa fé, nossa vida, nossa missão de alvíssaros do reino para aplicá-lo às pessoas com pujança.

Às vezes, a difusão deste evangelho nos amolece, deixa-nos tímidos, com medo, mas nunca é tarde para os epígonos de Jesus inferi-lo no mundo [...] Com essas motivações, sejam angustiantes para alguns, a meta do cristão, dar-se-á na propagação da Boa Notícia.

Esse lado humano que fala mais alto, é representado pelo profeta ( Jó 7,1-4.6-7) quando se questiona sobre sua vida, seus momentos de luta, de sofrimento diante das adversidades terráqueas. Entretanto, ele nos convence em um ponto: nossa vida passa depressa e precisamos estar atentos porque diante de tantas turbulências impregnadas mundo precisamos focar o lado que queremos ficar. Obviamente, o braço que nos convida, é o do Senhor, para que a evangelização como bem alude Paulo à comunidade de Corinto (9,16-19.22-23): “ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho”! Como cristãos autênticos e comprometidos, podemos dizer com o apóstolo: o Evangelho que devemos difundir é uma imposição, é dever, é um imperativo em que todos são conclamados por Deus por meio de Paulo a levar-nos a Palavra às Nações.

O Evangelho concerne Jesus dando prosseguimento a sua vida pública confiada pelo Pai de curar, libertar e salvar vidas, dando-nos o exemplo a seguir. Mas cumprindo e libertando muitas pessoas de seus males, Jesus não o faz simplesmente por fazer; porém, realizando-a Ele exige um compromisso de todos: trilhemos a senda do servir. Que as curas proferidas por Jesus, sejam também alcançadas a todos que necessitam das graças Dele, não só os que sofrem de enfermidades corporais, mas a todos que almejam a libertação de uma nova vida para um seguimento fiel.

BOA MEDITAÇÃO, BOM DOMINGO!!!

Por: Erinaldo César (Filósofo de Euclides da Cunha)

0 comentários:

Postar um comentário