Subscribe:

sábado, 20 de dezembro de 2014

SUL DA BAHIA: PREFEITOS DE CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS SE REUNIRAM COM ÓRGÃOS DO ESTADO PARA SOLICITAR AUXÍLIO


Prefeitos da região sul da Bahia estiveram reunidos com representantes de órgãos do Estado, para cobrarem ações de reparo aos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. A reunião aconteceu na manhã deste sábado, em Gandu, e estiveram presentes o superintendente da Defesa Civil estadual, o senhor Salvador Brito; representante do Derba, da Saúde, Embasa, Corpo de Bombeiro Militar e os prefeitos de Gandu, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Maraú, Cairú, Laje, Ituberá, entre outros.

Estes órgãos juntos, representam a estrutura necessária para atender à demanda variada de obras e serviços necessários ao restabelecimento da ordem e normalidade da situação das cidades assoladas pelos temporais. A reunião foi presidida pela presidente da UPB, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria. Os prefeitos tiveram a oportunidade de falar a situação dos seus municípios e cobrar dos órgãos estaduais, auxílio na solução dos problemas.

Quase todas as cidades da costa do dendê, sofreram enormes prejuízos por causa das chuvas. Uma ponte na BA 001, que dá acesso à Ituberá foi derrubada pela força da água, por exemplo. A prefeita do município, Iramar Costa, falou do problema e disse que a cidade ficou isolada das demais, através da BA. Alguns prefeito que não tiveram tanto prejuízo, ofereceram equipamentos para ajudar outros mais afetados, a exemplo do prefeito de Ibirataia. Os representantes dos órgãos estaduais falaram da atuação dos seus órgãos para auxiliar os municípios, tanto na área técnica, quanto na área operacional.

O prefeito de Cairú, Fernando Brito, afirmou que devido as dificuldades impostas pelos altos níveis das águas, não sabe de todos os prejuízos causados no município e que ainda está levantando as informações. O Prefeito de Gandu, salientou as dificuldades com material para reconstruir o que foi destruído. Relatou que estradas foram danificadas e a infraestrutura do município foi comprometida.

O prefeito de Teolândia, Lázaro Andrade, falou que um novo decreto de situação de emergência foi feito e pediu ajuda técnica à presidente da UPB, a fim de captar recursos para investir na recomposição dos estragos no município. Por fim, a presidente da UPB, falou de ações efetivas para solucionar os problemas imediatos, como a falta de moradia, a fome, falta de roupa e outros materiais essenciais. Propôs a criação de uma conta comum, onde seriam disponibilizados os recursos que a entidade conseguisse. 

Falou também em conseguir junto à iniciativa privada, material como colchão, cobertores, camas e outros para destinar aos municípios que necessitassem. A reunião terminou e houve um aparente consenso sobre as sugestões de Maria Quitéria. Aguardemos, portanto, que aquilo que for necessário, seja feito para devolver aos cidadãos, a normalidade de suas vidas.

Redação: ARAUTOS de TEOLÂNDIA

0 comentários:

Postar um comentário