Subscribe:

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

TEOLÂNDIA: VEREADORES APROVAM REQUERIMENTOS E PEDEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS SESSÕES

Mais uma vez os vereadores falaram entre si na sessão desta terça-feira, 05. A população não COMPARECEU e parece não querer comparecer aos encontros semanais dos parlamentares. Curiosamente não faltam pedidos de ajuda aos Edis dessa mesma população que abstêm-se de participar do processo.

Mais uma vez a ausência do povo chamou a atenção dos vereadores, e mais uma vez também eles cobraram a participação popular. “Se o povo não comparecer, vamos ficar falando e olhando um para a cara do outro”, afirmou o vereador Neto.

Observações feitas. A última sessão foi marcada por duas indicações, desta vez do presidente da casa, o vereador Cornélio Eustáquio. As indicações nº 020/2013 e 021/2013 foram aprovadas por unanimidade pelos seus pares. Nas indicações, o vereador solicitou ao executivo, a conclusão da rede de esgoto das primeiras casas populares construídas no bairro Cara Nova e a implantação da rede nas novas casas que estão sendo construídas no mesmo bairro, respectivamente.

Importante observar a relevância das indicações, pois o país discute nesse momento o problema de saneamento básico, uma vez que se aproxima o prazo limite para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), estabelecido pela União, que é em 2014.

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos aos processos de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. É importante também lembrar que os próprios vereadores aprovaram na sessão do dia 10 de outubro, a Lei Municipal nº 009/2013 do executivo, que dispõe sobre a política municipal do meio ambiente e dar outras providências.

O vereador Josenilton Cardoso, popular “Zé de Davi” lembrou mais uma vez da necessidade de tratamento do esgoto, antes de despejar a água suja, oriunda das casas no Rio Preto, que é fonte de captação de água para as famílias teolandenses. Afirmou que a situação do rio não está pior porque há fossas, onde são jogados a maior parte dos dejetos. No final, os vereadores destacaram mais uma vez a importância da participação das pessoas nas sessões, para que elas possam assistir e julgar o trabalho dos vereadores.

Produção: Arautos de Teolândia

0 comentários:

Postar um comentário