A ABEMOM (Associação beneficente dos moradores de Novolândia) através de vários ofícios enviados à CERB, conseguiu o que já era um calo no sapato dos moradores a muito tempo, a falta de água, inclusive problema que o blog ARAUTOS DE TEOLÂNDIA publicou e o site voz da Bahia também mostrou.
Vários ofícios foram enviados pela presidente da ABEMOM, Iraci a fim de que o órgão tomasse providências no sentido de ampliar o abastecimento de água na localidade. O primeiro ofício foi o de número 15/2011, cujo teor é: “Solicitamos de vossa senhoria que analise cuidadosamente junto à CERB, as várias demandas feitas através da ABEMON para ampliação no abastecimento de água no povoado. O poço que temos é muito antigo e foi implantado para abastecer 35 famílias na época, hoje o consumo aumentou e o povo vem sofrendo muito pela falta de água, pois no Povoado existe mais de 300 famílias, sem contar com o novo loteamento que necessita também dessa água onde não tem outro local, portanto precisamos com urgência dessa ampliação. Já foram feitas várias solicitações à CERB mas até o momento nosso pedido não foi atendido.”
Outro ofício foi enviado ao deputado J. Carlos com o mesmo teor. O parlamentar encaminhou o documento ao diretor do órgão e pediu que, em regime de urgência analisasse a situação a fim de atender ao solicitado.
Já no início deste ano, a ABEMOM, insistiu com o pedido de ampliação do poço junto a CERB. Outro oficio de numero 01/2012 foi enviado ao órgão, provocando-o a realizar a obra. O ofício tem o seguinte teor: “vem mui respeitosamente fazer um novo apelo solicitando uma cuidadosa análise no abastecimento de água no Povoado, que vem sofrendo muito com a falta dela há mais ou menos seis anos… O mundo conta com tecnologias avançadas, por isso nós não podemos ficar passando tanta necessidade, que está nos privando do principal bem para a nossa sobrevivência (água). Por isso, contamos com a colaboração da CERB e do nosso governador Jaques Wagner, pelo qual temos maior apreço, porque nossa comunidade merece respeito, dignidade e reconhecimento. Portanto, reivindicamos a CERB com urgência:
Visita técnica para análise de toda red, pois temos rede de esgoto próximo ao poço, além de esgotoe principal e nas sangrias que foram feitas irregularmente;
Um novo reservatório com mais capacidade de armazenamento;
Análise da água, pois temos rede de esgoto próxima ao poço, além de esgoto a céu aberto que pode ter infiltrado no lençol freático e poluído a água, mesmo porque há vários casos de verminoses;
Um trabalho social de conscientização com a população;
Ampliação na rede para o novo loteamento;
Dentre outros, a depender da necessidade e análise da CERB."
Após tanto esforço da Associação, a CERB enviou um caminhão à localidade a fim de atender à solicitação dos moradores daquele local, que agora terá o seu problema resolvido, graças a insistência e perseverança dos moradores.
Da redação: Arautos de Teolândia
1 comentários:
Povo de Novolandia .
Aqui em Teolandia a conversa é outra .
Postar um comentário