Subscribe:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LEI "MARIA DA PENHA" SOFRE MUDANÇA

O Supremo Tribunal Federal votou hoje, 10, uma ação que permitirá mudanças na Lei Maria da Penha. A alteração da lei dará poderes ao Ministério Público de iniciar a ação penal sem a necessisdade de representação da vítima, ou seja, da mulher que sofre violância pelo companheiro.

O artigo 16 da lei diz que as ações penais públicas “são condicionadas à representação da ofendida”, ou seja, se a mulher disser que deseja a punição do agressor. Mas, para a maioria dos ministros do STF, essa circunstância esvazia a proteção constitucional assegurada às mulheres.

Houve divergências quanto a mudança da lei, porém a maioria dos ministros decidiram por mudá-la, tornando a ação de caráter público e incondicionada à representação da vítima.

Da redação: Arautos de Teolândia/STF

0 comentários:

Postar um comentário