Subscribe:

terça-feira, 14 de outubro de 2014

TEOLÂNDIA: CÂMARA DE VEREADORES REPROVA POR 6 A 2 AS CONTAS DO 'EXERCÍCIO 2012' DO EX-PREFEITO ANTÔNIO JUNIOR (PMDB)


Em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 14, a Câmara de Vereadores de Teolândia votou pela manutenção do parecer do TCM e por 6 votos a 2, REPROVOU as contas do exercício 2012 da prefeitura, de responsabilidade do ex-prefeito Antonio Santana Junior. O Tribunal de Contas dos Municípios já havia opinado pela rejeição das contas, em parecer publicado em fevereiro deste ano.

Alguns vereadores declararam seus votos durante pronunciamento no pequeno expediente. Os vereadores Zé Bozó, Flávio Neto e Lavandeira criticaram o ex-prefeito e disseram que não poderiam votar contra o parecer do TCM. A vereadora Rosa disse que o TCM é um órgão competente, cujo posicionamento deve ser respeitado e que por isso, acompanharia a orientação do tribunal, votando pela reprovação das contas. Os vereadores Cornélio e Avelino não falaram antes da votação. Já o vereador Naná do Tanque Grande não compareceu à sessão.

Os vereadores Zé de Davi e Jamily tiveram posicionamento contrário ao dos colegas e discursaram em favor da rejeição do parecer do tribunal e aprovação das contas do ex-gestor. A vereadora Jamily afirmou que a passagem do ex-prefeito foi marcada pelo trabalho, ao contrário do que disse o vereador Flávio Neto em seu discurso.

Após a sessão, o ARAUTOS conversou com o vereador Flávio Neto a respeito das consequências do ato da Câmara. Ele nos informou que Antonio Junior fica automaticamente inelegível por um período de oito anos, mas que será encaminhada cópia do parecer da câmara ao Ministério Público, a quem cabe oferecer a denúncia e pedido de inelegibilidade do ex-gestor. Informou ainda que será encaminhada cópia ao TCM e que a decisão cabe recurso.

Na esfera política, a decisão tira por hora, a possibilidade de candidatura do ex-gestor, algo que ainda era cogitado por alguns partidários seus. Enquanto permanecer a decisão política do legislativo, o retorno ao cenário da política municipal de Antonio Junior, só será possível em 2022. A decisão fortalece o poder legislativo, pois ela demonstrou independência dos vereadores na decisão. O ex-prefeito deverá aparecer na lista dos políticos ficha-suja nos próximos anos.

Redação: ARAUTOS de TEOLÂNDIA

0 comentários:

Postar um comentário